RIR
Nunca soube contar anedotas. Não tenho memória, logo, só me posso espetar na tentativa.
Mas, não é o caso da Pat, nos mini-filipinos, que conta esta (que reproduzo, agradecido,lol):
"D. Dinis, filho de D. Duarte Duque de Bragança, pretendente ao trono de Portugal, dirigiu-se ao pai e disse.
- Paizinho, sou gay.
- Não, meu filho - respondeu D. Duarte - EU é que sou Guei, a mãezinha é gaínha e tu és pguíncipe."
Caeiro, também aqui, é o mestre. Este blogue é mantido por Possidónio Cachapa e todos os que acham por bem participar. A blogar desde 2003.
16 de março de 2006
CARNAVAL É QUANDO UM HOMEM QUISER
Perante a minha perplexidade sobre a duração do Carnaval no Brasil e as consequências para o fígado e outros orgãos mais externos nas populações, recebi de um amigo baiano, a seguinte resposta:
"Não sei se esclareci o amigo sobre ponto importante de nossa cultura, então lá vai: o ano no Brasil só começa depois do carnaval; o ano na Bahia, para muitos só começa depois das festas de São João, e para a maioria não começa nunca. ".
Por cá é mais ou menos o mesmo. Sem os tambores nem as mulatas, helàs...
Perante a minha perplexidade sobre a duração do Carnaval no Brasil e as consequências para o fígado e outros orgãos mais externos nas populações, recebi de um amigo baiano, a seguinte resposta:
"Não sei se esclareci o amigo sobre ponto importante de nossa cultura, então lá vai: o ano no Brasil só começa depois do carnaval; o ano na Bahia, para muitos só começa depois das festas de São João, e para a maioria não começa nunca. ".
Por cá é mais ou menos o mesmo. Sem os tambores nem as mulatas, helàs...
15 de março de 2006
CONTAR HISTÓRIAS
Para os pais que, mesmo cansados, ainda acham que é bom sentar na beirinha da cama dos filhos ao final do dia, o grupo CONTADORES DE HISTÓRIAS está a promover mais um curso.
Para melhorar ainda mais esse acto de amor estrutural.
Mais informações aqui.
Para os pais que, mesmo cansados, ainda acham que é bom sentar na beirinha da cama dos filhos ao final do dia, o grupo CONTADORES DE HISTÓRIAS está a promover mais um curso.
Para melhorar ainda mais esse acto de amor estrutural.
Mais informações aqui.
14 de março de 2006
PRINTEMPS
No quintal do prédio a árvore invisível enche-se de pontos brancos. Ao pequeno-almoço reparo que cresceu. Está mais bonita, este ano, a árvore que hiberna.
No dia seguinte é toda braços e pernas, botões brancos. Não me lembro do nome dos seus frutos. Ou até se dá frutos. Deve dar, com tanta flor.
O sol encheu o quintal degradado nos dias frios. E este, aproveitador, espreguiça-se de ervas e plantas e folhas e cores.
Há primavera temporária nesta cidade.
No quintal do prédio a árvore invisível enche-se de pontos brancos. Ao pequeno-almoço reparo que cresceu. Está mais bonita, este ano, a árvore que hiberna.
No dia seguinte é toda braços e pernas, botões brancos. Não me lembro do nome dos seus frutos. Ou até se dá frutos. Deve dar, com tanta flor.
O sol encheu o quintal degradado nos dias frios. E este, aproveitador, espreguiça-se de ervas e plantas e folhas e cores.
Há primavera temporária nesta cidade.
9 de março de 2006
TUDO ESTÁ BEM QUANDO ACABA BEM :) (VIVA! HURRA!)
1. "Os cinco maiores bancos portugueses somaram, em 2005, lucros líquidos consolidados de 2,1 mil milhões de euros, valor que corresponde a cerca de 1,4% do PIB português. O Millennium bcp foi o "campeão" dos lucros, com 753, 7 milhões de euros em 2005, resultados que se encontram 40% acima dos registados pela Caixa Geral de Depósitos (CGD), que ontem apresentou os números de 2005, com os seus lucros a atingirem 537,6 milhões de euros."
in DN
2. "Só que em escassos anos as famílias portuguesas, que em 1990 ainda tinham uma taxa de poupança de cerca de 40% do seu rendimento disponível, apresentam actualmente taxas de endividamento da ordem dos 118 %. No reverso desta situação, refere Lacerda Machado, está a profunda alteração da sua relação com uma série de bens que fazem com que o património responsável pelas dívidas não possa ser encontrado nas casas, hipotecadas ao banco, ou nos automóveis comprados em leasing. "
ibidem
3. "Idosos recebem um ano de subsídio já este mês
O complemento - que fará subir até aos 300 euros os apoios mensais aos pensionistas - já foi pedido por quase cinco mil portugueses, de acordo com os últimos dados apurados. 80 % são mulheres, 87 % não têm filhos, 70 % têm entre 80 a 84 anos."
(ainda no mesmo sítio... o tal ibidem, portanto)
1. "Os cinco maiores bancos portugueses somaram, em 2005, lucros líquidos consolidados de 2,1 mil milhões de euros, valor que corresponde a cerca de 1,4% do PIB português. O Millennium bcp foi o "campeão" dos lucros, com 753, 7 milhões de euros em 2005, resultados que se encontram 40% acima dos registados pela Caixa Geral de Depósitos (CGD), que ontem apresentou os números de 2005, com os seus lucros a atingirem 537,6 milhões de euros."
in DN
2. "Só que em escassos anos as famílias portuguesas, que em 1990 ainda tinham uma taxa de poupança de cerca de 40% do seu rendimento disponível, apresentam actualmente taxas de endividamento da ordem dos 118 %. No reverso desta situação, refere Lacerda Machado, está a profunda alteração da sua relação com uma série de bens que fazem com que o património responsável pelas dívidas não possa ser encontrado nas casas, hipotecadas ao banco, ou nos automóveis comprados em leasing. "
ibidem
3. "Idosos recebem um ano de subsídio já este mês
O complemento - que fará subir até aos 300 euros os apoios mensais aos pensionistas - já foi pedido por quase cinco mil portugueses, de acordo com os últimos dados apurados. 80 % são mulheres, 87 % não têm filhos, 70 % têm entre 80 a 84 anos."
(ainda no mesmo sítio... o tal ibidem, portanto)
7 de março de 2006

AS CONTA$
Não sei o que tenho... Desde que Cavaco Silva foi eleito presidente de nós que sinto uma estranha pulsão pelas contas certinhas. Eu, medíocre na matemática desde que me conheço, ponho-me agora a fazer contas por tudo e por nada.
Por exemplo: Tomada de posse de Cavaco Silva=900 convidados (fora os penetras de gravata laranja). Que comerão e beberão, não sendo de prever que o boliqueimista em questão e a sua Maria se limitem a servir uma aguardente de medronho e uns figos com amêndoas. Há-de ser coisa para os lados dos canapés, do vinho branco e, eventualmente de um razoável champanhe. Não estou por dentro do cattering (ressalve-se que pode vir a ser oferecido por alguma empresa de construção...) e dos seus preços, mas parece-me razoável que o beberete custe qualquer coisa como 15 euros por pessoa (estou a ser porreiro). 900 x 15 euros= 135.000 euros. Por baixo, muito por baixo. Acrescente-se a isto que os "altos dignatários" irão até ao palácio de cuzinho tremido, nos mercedes e bmws que todos pagamos, o que aumenta a despesa sabe deus para quanto... Mais a segurança reforçada, a farpela da Maria, upa! upa!
Perdi-me... Já não sei quanto é que vai esta cerimónia inútil...
Sou de Letras. Irremediavelmente...
ps: na verdade acabaram por ser 4000 (quatro mil) convidados. Agora é que não me peçam mesmo para pensar quantas refeições para pessoas carenciadas se compraria com essa verba!
6 de março de 2006
LITERATURA
Perco tanto tempo a comentar (pessimista,nos últimos tempos...) o país que me esqueço de falar de coisas mais importantes. Como a literatura, por exemplo.
Mais atenta e generosa do que eu, a Armandina Maia, no seu blog, luzpresença, vai divulgando o que mais lhe interessa no trabalho dos escritores contemporâneos. Fez o favor de me incluir, o que agradeço. Passem por lá.
Perco tanto tempo a comentar (pessimista,nos últimos tempos...) o país que me esqueço de falar de coisas mais importantes. Como a literatura, por exemplo.
Mais atenta e generosa do que eu, a Armandina Maia, no seu blog, luzpresença, vai divulgando o que mais lhe interessa no trabalho dos escritores contemporâneos. Fez o favor de me incluir, o que agradeço. Passem por lá.
A RECOMPENSA DO CARACOL
Por que não anda a Justiça portuguesa? Fácil: pela mesma razão que o resto não anda. É preciso não fazer ondas, ir picando o ponto e, quando menos se esperar, chega a reforma choruda.
Em caso de dúvidas, bastaria atentar para a listagem (que me foi gentilmente enviada por e-mail) dos reformados do ano 2005. Nove em cada dez pessoas que ganham acima dos 5000 euros mensais são juízes ou estão ligados à magistratura. Alguns com mais de 1700 euros mensais. Mas, a título de exemplo, aqui fica a listagem do mês de Agosto de 2005. Enquanto os assalariados iam para a Costa da Caparica de autocarro, eles contabilizavam.
VALOR (euros) FUNÇÃO
5173.46 Conservador Direcção Geral Registos Notariado
5173.46 Conservadora Direcção Geral Registos Notariado
5173.46 Conservador Direcção Geral Registos Notariado
5173.46 Notário Direcção Geral Registos Notariado
5173.46 Conservador Direcção Geral Registos Notariado
5663.51 Juiz Conselheiro Conselho Superior Magistratura
5663.51 Juiz Conselheiro Conselho Superior Magistratura
5498.55 Juiz Desembargador Conselho Superior Magistratura
5043.12 Notária Direcção Geral Registos Notariado
5173.46 Conservador 1ª Classe Direcção Geral Registos Notariado
5498.55 Juiz Desembargador Conselho Superior Magistratura
5498.55 Juiz Desembargador Conselho Superior Magistratura
5027.65 Conservador Direcção Geral Registos Notariado
5663.51 Juiz Conselheiro Conselho Superior Magistratura
5498.55 Juiz Desembargador Conselho Superior Magistratura
5173.46 Conservador Direcção Geral Registos Notariado
5498.55 Juiz Desembargador Conselho Superior Magistratura
5173.46 Notário Direcção Geral Registos Notariado
5498.55 Juiz Desembargador Conselho Superior Magistratura
5498.55 Juiz Desembargador Conselho Superior Magistratura
5159.57 Conservador Direcção Geral Registos Notariado
5173.46 Notária Direcção Geral Registos Notariado
5173.46 Ajudante Principal Direcção Geral Registos Notariado
5498.55 Juiz Desembargador Conselho Superior Magistratura
5173.46 Notário 1ª Classe Direcção Geral Registos Notariado
5173.46 Notária Direcção Geral Registos Notariado
Deus nos livre de precisar de uma decisão judicial que possa colocar em risco a ascensão para estas reformas de aposentação!
Por que não anda a Justiça portuguesa? Fácil: pela mesma razão que o resto não anda. É preciso não fazer ondas, ir picando o ponto e, quando menos se esperar, chega a reforma choruda.
Em caso de dúvidas, bastaria atentar para a listagem (que me foi gentilmente enviada por e-mail) dos reformados do ano 2005. Nove em cada dez pessoas que ganham acima dos 5000 euros mensais são juízes ou estão ligados à magistratura. Alguns com mais de 1700 euros mensais. Mas, a título de exemplo, aqui fica a listagem do mês de Agosto de 2005. Enquanto os assalariados iam para a Costa da Caparica de autocarro, eles contabilizavam.
VALOR (euros) FUNÇÃO
5173.46 Conservador Direcção Geral Registos Notariado
5173.46 Conservadora Direcção Geral Registos Notariado
5173.46 Conservador Direcção Geral Registos Notariado
5173.46 Notário Direcção Geral Registos Notariado
5173.46 Conservador Direcção Geral Registos Notariado
5663.51 Juiz Conselheiro Conselho Superior Magistratura
5663.51 Juiz Conselheiro Conselho Superior Magistratura
5498.55 Juiz Desembargador Conselho Superior Magistratura
5043.12 Notária Direcção Geral Registos Notariado
5173.46 Conservador 1ª Classe Direcção Geral Registos Notariado
5498.55 Juiz Desembargador Conselho Superior Magistratura
5498.55 Juiz Desembargador Conselho Superior Magistratura
5027.65 Conservador Direcção Geral Registos Notariado
5663.51 Juiz Conselheiro Conselho Superior Magistratura
5498.55 Juiz Desembargador Conselho Superior Magistratura
5173.46 Conservador Direcção Geral Registos Notariado
5498.55 Juiz Desembargador Conselho Superior Magistratura
5173.46 Notário Direcção Geral Registos Notariado
5498.55 Juiz Desembargador Conselho Superior Magistratura
5498.55 Juiz Desembargador Conselho Superior Magistratura
5159.57 Conservador Direcção Geral Registos Notariado
5173.46 Notária Direcção Geral Registos Notariado
5173.46 Ajudante Principal Direcção Geral Registos Notariado
5498.55 Juiz Desembargador Conselho Superior Magistratura
5173.46 Notário 1ª Classe Direcção Geral Registos Notariado
5173.46 Notária Direcção Geral Registos Notariado
Deus nos livre de precisar de uma decisão judicial que possa colocar em risco a ascensão para estas reformas de aposentação!
2 de março de 2006
UM LAMENTÁVEL MALENTENDIDO...
Há mesmo má vontade contra o pobre do Bush, essa inteligência. Agora é com o furacão Katrina.
Ao que parece foi avisado da sua chegada, ao contrário (como sempre) do que veio a afirmar mais tarde.
Fontes próximas afirmam que ao ouvir o nome "Katrina", o actual presidente dos States terá declarado:
"Eu já disse a essa mulher que a pensão de alimentos só chega no dia oito", e escondendo a cara entre os braços terá acrescentado: "Uma garrafa de bourbon! Uma simples garrafa de bourbon e vou ter que aturar esta bitch até ao fim dos meus dias!".
Há mesmo má vontade contra o pobre do Bush, essa inteligência. Agora é com o furacão Katrina.
Ao que parece foi avisado da sua chegada, ao contrário (como sempre) do que veio a afirmar mais tarde.
Fontes próximas afirmam que ao ouvir o nome "Katrina", o actual presidente dos States terá declarado:
"Eu já disse a essa mulher que a pensão de alimentos só chega no dia oito", e escondendo a cara entre os braços terá acrescentado: "Uma garrafa de bourbon! Uma simples garrafa de bourbon e vou ter que aturar esta bitch até ao fim dos meus dias!".
1 de março de 2006
O PAÍS IMAGINÁRIO
Portugal é um país curioso porque parece que somos generosos e abertos ao outro, que a Justiça funciona, que um político com ligações ao futebol pode ser preso, que as senhoras de direita se preocupam mesmo com a saúde das criancinhas e das mães das criancinhas, que existe muitos realizadores e escritores realmente talentosos ou, ainda, que os jornais se interessam por noticiar com insenção as coisas mais importantes que acontecem por cá.
É falso.
Mas só nos resta acreditar, fazer de conta, ou as lojas não dariam à conta a vender malas de cartão.
Portugal é um país curioso porque parece que somos generosos e abertos ao outro, que a Justiça funciona, que um político com ligações ao futebol pode ser preso, que as senhoras de direita se preocupam mesmo com a saúde das criancinhas e das mães das criancinhas, que existe muitos realizadores e escritores realmente talentosos ou, ainda, que os jornais se interessam por noticiar com insenção as coisas mais importantes que acontecem por cá.
É falso.
Mas só nos resta acreditar, fazer de conta, ou as lojas não dariam à conta a vender malas de cartão.
28 de fevereiro de 2006
24 de fevereiro de 2006

Um grupo de marginais adolescentes assassinou um homem, no interior do esqueleto de um prédio. Depois deitaram o corpo para dentro de um buraco. E foram-se embora.
A polícia está inclinada para a hipótese de "não ter havido premeditação". Estariam ali distraídos a atirar pedras a todo o que lhe parecesse esquisito e, nesse dia, resolveram fazer o gosto aos ténis e espancarem até à morte o homem que ali dormia. A rapaziada foi mandada para as barracas onde mora ou para as instituições que (segundo os relatos vindos a público no ano passado, e que já caíram no esquecimento) os metem a trabalhar e os enchem de porrada. Interrogados com severidade "só pararam para comer". São inimputáveis, claro. Com excepção do mais velho que já tem cu para ir para a cadeia.
Ainda bem que a fúria dos 13 adolescentes se virou contra um travesti, sem-abrigo e drogado.
Olha se tivesse sido contra uma pessoa com direitos...
DEIXA A VIDA ME LEVAR...., VIDA LEVA EU 
Um amigo deu-me de presente a descoberta do samba do Zeca Pagodinho.
Quando as notícias são deprimentes, ou o dia nasceu cinzentão, eu tomo um comprimido desse cantor.
A música que me faz melhor tem o refrão que dá título a este post, continuando com "sou feliz e agradeço a vida que deus me deu".
E se a coisa não pegar, salto de faixa e junto-me à minha turma: "Você sabe o que é caviar? Nunca vi, nem comi, eu só ouço falar!"

Um amigo deu-me de presente a descoberta do samba do Zeca Pagodinho.
Quando as notícias são deprimentes, ou o dia nasceu cinzentão, eu tomo um comprimido desse cantor.
A música que me faz melhor tem o refrão que dá título a este post, continuando com "sou feliz e agradeço a vida que deus me deu".
E se a coisa não pegar, salto de faixa e junto-me à minha turma: "Você sabe o que é caviar? Nunca vi, nem comi, eu só ouço falar!"
23 de fevereiro de 2006
A PÉ
Ia escrever sobre a dor muscular que me chateia há dias.
Mas depois lembrei-me que subi, a pé, a avenida Almirante Reis, ao anoitecer. Estava frio e o autocarro passava ao lado, mas vim a pé. Porque há vezes em que a alegria não cabe dentro de um carro. E até mesmo a pequena alegria precisa de ser passeada, como um lume que começa a acender e que se for soprado com delicadeza poderá aquecer numa noite escura.
Ia falar da dor no pescoço mas já não vou. Vou antes lembrar-me da brisa fresca a girar à volta da minha cabeça contente.
Ia escrever sobre a dor muscular que me chateia há dias.
Mas depois lembrei-me que subi, a pé, a avenida Almirante Reis, ao anoitecer. Estava frio e o autocarro passava ao lado, mas vim a pé. Porque há vezes em que a alegria não cabe dentro de um carro. E até mesmo a pequena alegria precisa de ser passeada, como um lume que começa a acender e que se for soprado com delicadeza poderá aquecer numa noite escura.
Ia falar da dor no pescoço mas já não vou. Vou antes lembrar-me da brisa fresca a girar à volta da minha cabeça contente.
20 de fevereiro de 2006
A NOSSA ALÁ
Ainda bem que estamos muito longe do envolvimento entre a Religião e o Estado de muitos países muçulmanos.
O caso da transladação do cadáver da Irmã Lúcia é a prova disso.
As três televisões nacionais transmitiram em directo, o carregar dos ossos de uma suposta vidente. Racionalíssimo, portanto.
O meu amigo (digo "amigo", no sentido do afecto que tenho por ele e que espero recíproco) Tolentino Mendonça, belo poeta e homem sensato, defendia ontem, ou assim me pareceu, a necessidade de se olhar para Fátima como um fenómeno de fé; de iluminação interior de muitas pessoas. A bem da alegria e da harmonia universais. Ora, tudo o que venha melhorar o homem tem, naturalmente, a minha gratidão. Contudo, tenho alguma dificuldade em aceitar um movimento que nasce, obviamente, de uma fraude criada e perpetuada por um clero ansioso por manter o poder sobre as ovelhas. E que acrescenta a este pecado original um recolher alegre de milhões de euros anuais, livres de impostos, que vão parar sabe deus a que mãos e com que fins.
O homem que desenvolve a sua espiritualidade transcende-se? Certamente.
Mas não sobre os ossos de uma mentira.

Ainda bem que estamos muito longe do envolvimento entre a Religião e o Estado de muitos países muçulmanos.
O caso da transladação do cadáver da Irmã Lúcia é a prova disso.
As três televisões nacionais transmitiram em directo, o carregar dos ossos de uma suposta vidente. Racionalíssimo, portanto.
O meu amigo (digo "amigo", no sentido do afecto que tenho por ele e que espero recíproco) Tolentino Mendonça, belo poeta e homem sensato, defendia ontem, ou assim me pareceu, a necessidade de se olhar para Fátima como um fenómeno de fé; de iluminação interior de muitas pessoas. A bem da alegria e da harmonia universais. Ora, tudo o que venha melhorar o homem tem, naturalmente, a minha gratidão. Contudo, tenho alguma dificuldade em aceitar um movimento que nasce, obviamente, de uma fraude criada e perpetuada por um clero ansioso por manter o poder sobre as ovelhas. E que acrescenta a este pecado original um recolher alegre de milhões de euros anuais, livres de impostos, que vão parar sabe deus a que mãos e com que fins.
O homem que desenvolve a sua espiritualidade transcende-se? Certamente.
Mas não sobre os ossos de uma mentira.

17 de fevereiro de 2006
16 de fevereiro de 2006
A SOPA
A taróloga bem escreveu para o meu signo: "A carta é o Eremita. Tudo a andar para trás quando julga que vai para frente" (quer dizer, as palavras não eram bem estas... Eram até mais bonitas, que nisto da adivinhação por cartas e coscuvilhice cor-de-rosa tem nível e não se rebaixa com uma frase qualquer...).
Chego à noite depois de ter visto a casa que ia comprar (baratinha) ir parar às mãos de um malandro sem nome ( a quem, contudo, não desejo mal... Quanto muito, umas infiltrações inesperadas nos soalhos e, se não der muito trabalho à Providência, uma praga de ratazanas loucas...), de VÁRIOS condutores me terem tentado abalroar o carro e de ter visitado uns apartamentos dignos de Barbies com overdoses de Prozac.
Vou fazer uma sopa.
Ao menos, as nabiças da horta não me hão-de dar desgostos.
Talvez uma lagarta...
A taróloga bem escreveu para o meu signo: "A carta é o Eremita. Tudo a andar para trás quando julga que vai para frente" (quer dizer, as palavras não eram bem estas... Eram até mais bonitas, que nisto da adivinhação por cartas e coscuvilhice cor-de-rosa tem nível e não se rebaixa com uma frase qualquer...).
Chego à noite depois de ter visto a casa que ia comprar (baratinha) ir parar às mãos de um malandro sem nome ( a quem, contudo, não desejo mal... Quanto muito, umas infiltrações inesperadas nos soalhos e, se não der muito trabalho à Providência, uma praga de ratazanas loucas...), de VÁRIOS condutores me terem tentado abalroar o carro e de ter visitado uns apartamentos dignos de Barbies com overdoses de Prozac.
Vou fazer uma sopa.
Ao menos, as nabiças da horta não me hão-de dar desgostos.
Talvez uma lagarta...
14 de fevereiro de 2006
NOTÍCIAS BOAS
Acabam de sair dois bons livros de amigos do Brasil.
ELES ERAM MUITOS CAVALOS, do mineiro (de Cataguases, claro) Luiz Ruffato, amigo da casa, e escritor empenhado em revirar a estrutura do romance, sai na Quadrante.
E de Porto Alegre, o amigo João Gilberto Noll, ataca com LORD, pela Palavra.
Os dois do melhor da literatura brasileira actual.
A procurar e comprar.
Esperemos que muitos outros autores brasileiros de valor, mas desconhecidos entre nós, se sigam.
Acabam de sair dois bons livros de amigos do Brasil.
ELES ERAM MUITOS CAVALOS, do mineiro (de Cataguases, claro) Luiz Ruffato, amigo da casa, e escritor empenhado em revirar a estrutura do romance, sai na Quadrante.

E de Porto Alegre, o amigo João Gilberto Noll, ataca com LORD, pela Palavra.
Os dois do melhor da literatura brasileira actual.
A procurar e comprar.
Esperemos que muitos outros autores brasileiros de valor, mas desconhecidos entre nós, se sigam.
ESCOLA 2
O programa de governo também se mostra muito preocupado com os processos de avaliação no ensino secundário. De alunos e professores.
Não vi, foi uma linha que mencionasse o escândalo nacional de termos um corpo docente no ensino superior sem qualquer formação pedagógica. Em resumo, poderemos ter mestres formados em Harvard, mas que na prática, não percebem um boi do acto de ensinar. Não por fraqueza deles, mas pura e simplesmente porque ninguém pensou em lhes ensinar.
O programa de governo também se mostra muito preocupado com os processos de avaliação no ensino secundário. De alunos e professores.
Não vi, foi uma linha que mencionasse o escândalo nacional de termos um corpo docente no ensino superior sem qualquer formação pedagógica. Em resumo, poderemos ter mestres formados em Harvard, mas que na prática, não percebem um boi do acto de ensinar. Não por fraqueza deles, mas pura e simplesmente porque ninguém pensou em lhes ensinar.
Subscrever:
Mensagens (Atom)
